Pesquisar este blog

20.9.09

Grandes paixões: Wassily Kandinsky

A primeira vez que ouvi falar de Kandinsky e vi um quadro seu foi num filme. Do filme mesmo não me lembro nada além de que havia uma personagem que gostava de Kandisnky, tinha uma pintura muito famosa dele e tem todo um rolo em torno dela e do quadro. Mas o quadro eu nunca esqueci, nem o nome do pintor.
Fiquei impressionada por ser algo tão diferente de tudo que estava acostumada a ver e corri procurar mais obras pra ver se seguiam a mesma linha ou se aquele do filme era um caso isolado. Na época eu nem sonhava em trabalhar com design, era só por gosto estético mesmo. Acabei achando o quadro do filme, este aqui, Tranverse line, de 1923.


Depois fui procurando e descobrindo mais sobre Kandinsky. Pintor russo nascido em Moscou, considerado o introdutor do abstraccionismo nas artes visuais. Participou, foi professor e fundou vários grupos, sociedades e escolas de arte, iniciando seus estudos e produções em 1892. Morou na Alemanha, na Suiça e na França, declara influência na sua obra da música clássica e da Teosofia. Mas o que mais me atrai é o período em que fez parte da Bauhaus onde lecionou até 1933. Adoro quase tudo que vem da Bauhaus, super vanguardistas me servem de inspiração.
Anos depois, já no curso de design, descobrir mais sobre a Bauhaus e Kandinsky foi um prazer dobrado. Outra obra que gosto: Black and Violet.

2 comentários:

  1. Oiê,

    Naum sou nem um pouco conhecedora de obras, mas gostei do Kan-kan..rs.. mais do segundo quadro que vc postou!!

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. bem alegre né!? beijinhos

    ResponderExcluir