Pesquisar este blog

22.2.12

Fênix


Acho que a maioria de vocês já deve ter visto esta foto, tirada assim que cheguei em casa, inchada, cheia de dor e orgulho. O que com certeza não sabem é de tudo que ter esta arte no meu corpo representa para mim. 
Adoro tatuagens e gente tatuada. Acho bonito, artístico, exótico (mesmo com a modinha) e sexy. Já tive milhares de ideias do que fazer, conforme a fase de gostos e situações escolhia uma, mas a certeza não rolava. É um negócio para sempre, é pior do que escolher marido. Não dá pra separar, só para fazer outra em cima ou apagar e deixar a pele toda manchada. Apaga-se o desenho, fica a mancha e até cicatriz. 
Quando escolhi as estrelas, estava na faculdade e nada representa mais essa fase super rock do que estrelas assim. Não era modinha de estrelas ainda, não tinha passado Anita e as estrelinhas atrás da orelha. Um ano depois ela aparece e toda mulher sai tatuando estrelas pelo corpo. Mas tudo bem, fui vanguarda, quando eu fiz, só as rockers mais rockers tinham estrelas tatuadas. Detalhe mais rocker ainda, fui couro: a terceira tatuagem de um cara que tinha acabado de fazer o curso. 
Desde então venho tentando escolher a próxima e em que parte do corpo tatuar. Dragão, borboletas, mais estrelas, Powerpuff Girls, pin ups, tribais... Mas foi no ano passado, no fim da terapia, que eu decidi: seria uma fênix. 
A simbologia da fênix é super conhecida, só para garantir explico: é um pássaro mitológico que cresce até atingir seu auge em força e beleza, então entra em combustão, queima-se inteira, para depois renascer das cinzas e repetir o ciclo. A vida é assim, eu sou assim. 
Tudo que escolho fazer me consome completamente. Respiro, penso e sinto a escolha 24h por dia. Até ter certeza que cheguei no auge daquilo e então, recomeço, em outro sentido. 
A minha ânsia é de viver o máximo de experiências possíveis, aprender o máximo possível, consumir todas as gotas boas e ruins de cada vinho que escolho para a vida. 
Não é a toa que já troquei de profissão 3 vezes e confesso, estou buscando outra. Provavelmente eu nunca serei a mais rica em nenhuma delas, isso requer muitos anos de investimento. Mas como nem com muitos anos há garantia da riqueza, prefiro ir consumindo o conhecimento que posso pegar de cada uma que escolho. 
Por um tempo, isso me atormentou. Ouvia as opiniões e críticas de amigos e da família e me sentia perdida, alguém que não sabe o que quer e por isso está sempre mudando. Tem também a dor do luto, quando desisto de uma coisa é como a morte e morrer dói. Renascer também. 
Foi com a terapia que entendi o quanto isso faz quem eu sou, me mantém jovem, me traz alegria, beleza, força, plenitude. E não é assim só porque a vida é assim, é assim porque eu escolho queimar e recomeçar. 
Essa foi uma das 3 coisas que tive de compreender sobre mim mesma para encontrar meu equilíbrio. Foi a última delas. Lembro da sessão como se a estivesse vivendo novamente, lembro de eu sorrir e finalizar "eu sou uma fênix". 
Tive alta um mês depois e na despedida anunciei que faria a tatuagem. O plano era fazê-la em 2011, por ser o ano em que tudo isso aconteceu, mas só consegui agenda do tatuador para o dia 02/02/2012. Dia de Iemanjá, outra simbologia que eu adoro. E foi só a primeira parte, em agosto volto para pintá-la e podem esperar outra foto cheia de dor e orgulho. 

9 comentários:

  1. Simples, decidido e completo.
    A decisão de fazer a Fênix não poderia ter sido melhor
    Quando fizer a minha tattoo mando fotinha pra você também ;)
    Super beijo Mica ;***

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 13 desenhos pelo corpo e, confesso, nem todos têm significado... só de uns tempos pra cá tenho escolhido coisas com mais sentido pra mim do que só estética...
    não me imagino sem minhas tatuagens e acho que "achar bonito" já é um motivo bem bom pra se tatuar...
    tenho mais 5 desenhos na fila e me falta verba pra botar as idéias na pele...
    comecei a me tatuar com 17 anos e pretendia parar com o número que tenho hj.... agora não sei mais qdo vou parar.... nem sei se quero parar mais....
    invejei hard a sua Fênix, Mica... <3

    ResponderExcluir
  3. Com certeza estética e gosto é O motivo Bel! Lembro que antes de conseguir fazer as estrelas, fiz de henna em um verão, só pra sentir o gostinho. O cara perguntou qual o siginificado pra mim e eu "é bonito." Ele insistiu "mas porque você quer fazer?" "porque eu gosto". Ele tentou pela terceira vez e desistiu quando ouviu "é sem significado, é fútil mesmo" hahhahahaha Eu gostava do estilo rocker, só isso e estilo é estético. Suas tatoos são maravilhosas, o primeiro pavão que gostei na vida ;)

    Di, obrigadaaaaa! Quero ver fotinhos logo! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Mica!!! Parabéns! Ficou ótima a tatuagem, e é sempre melhor encontrar um significado nela.. Eu estou há anos para fazer uma também, mas quero que signifique algo, afinal levarei ela para a vida inteira! Só que não passa de 2012, se não vou fazer como a Isabel disse e tatuar só por ser bonito! Quer dizer, nem isso.. é mais por ter algo que eu goste no meu corpo! xD

    ResponderExcluir
  5. Só digo uma coisa Vê: quero fotos! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. de fato beleza,força e delicadeza, poesia, romance e rock'n roll, tudo isso num ser tão mitológico que narra tanto seu real

    ResponderExcluir
  7. Mônica Landgraf8:16 AM

    Mica, Mica.. eu me leio em vc qdo vc diz que mudou tanto de profissões..rs.. Eu enjôo rápido. Tenho ânsia de aprender, dae passa. Na verdade eu queria ser uma cantora famosa, com algumas tatoos.. shaushuash
    Mas sou muito marmita pra isso. Nâo suporto levar meus filhotes pra tomar vacina, que dirá fazer uma tatoo.

    Sou sua fã, sua Fênix linda!

    bjins de amô

    ResponderExcluir
  8. Marcelo - muito obrigada! :D

    Mô, eu estou me sentido até especial depois de ler você, que é uma pessoa invejável e deliciosa, dizer isso! Amiga, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Tenho um monte de patinhas e adoooroo!

    ResponderExcluir