Pesquisar este blog

19.2.09

Super designers: Irmãos Campana



Um breve olhar faz muita gente pensar que se trata de mais uma dupla de designers de algum outro lugar do mundo. Mas este lugar é o Brasil e esta dupla é uma das responsáveis por nos tirar do estereótipo "caipirinha, carnaval, futebol, biquíni, favela e miséria", mostrando um design contemporâneo que ganhou o mundo. Fernando e Humberto Campana nasceram em Brotas, interior o de São Paulo, cidade aliás excelente para passar o fim de semana (fica a duas horas daqui e tem muitas cachoeiras e esportes de aventura). Mudam-se para a capital para a faculdade, Humberto em Direito e Fernando em Arquitetura. Desde então, são cerca de 20 anos de carreira e cadeiras, muitas cadeiras.

Esta é a minha preferida: a Cadeira Vermelha de 1988. Mas na verdade conheci-a numa versão em branco na Casa Cor de 2007 e depois a vi em prata - chiquérrima - no Hotel Unique/SP.

Aqui a dupla aparece com a poltrona Sushi (2002) um bom exemplo dos materiais que em geral utilizam: Poliuretano, EVA, feltro, plásticos e tecidos. Há ainda muitas criações em ferro e acrílico. Seu design é considerado simples e cotidiano, devido ao uso destes elementos. Viajam pelo mundo todo, fazendo exposições pessoais e coletivas, workshops, palestras e cursos. Ganharam inúmeros prêmios, têm suas obras expostas nos principais museus do mundo e são reconhecidos pela crítica especializada como designers de maior criatividade deste início do século XXI. Isso sim é orgulho nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário