Pesquisar este blog

30.3.13

Sobre o casamento e o fracasso


Acabo de ler na reportagem especial sobre casamento da revista TPM que mulheres acima dos 30 anos que não casaram são consideradas fracassadas. Gargalhei. Não porque acho que a revista esteja errada, acho super possível que esta seja a visão da sociedade. Mas porque eu tenho 35 anos, sou solteira e NUNCA me vi assim. Ler que é assim que muita gente me vê foi engraçado, foi como se me dissessem que as pessoas me vêm como um ornitorrinco, literalmente. Muito engraçado!
Já me senti fracassada diversas vezes na minha vida, antes mesmo dos 30. Quando não suportava mais a educação, foi horrível. Eu pensava "invisto nisso desde os 14 anos de idade quando entrei no magistério, são 14 anos investindo e não cheguei a lugar nenhum, mal pago minhas contas". E isso me levou ao stress e depressão, diagnosticados em consultório, não é figurativo. 
Aliás vida profissional faz eu me sentir fracassada. Porque é algo que eu estou fazendo, estou ali escolhendo, estudando, me dedicando e tenho um objetivo com isso. Então, quando dá errado, me sinto fracassada. Hoje já sei lidar com o fracasso e não fico mais doente. 
Não realizar um sonho me faz sentir fracassada. Porque no fundo, só os sonhos importam. Já falei sobre os meus aqui. Mas casar, nunca foi um sonho pra mim. "Ai Micaela, você é contra o casamento?" Quase isso. Sou contra a vários modelos de casamento que vejo por aí. Não me encaixo neles, não seria feliz neles. Aí sim, me sentiria fracassada. 
Gosto ideia de construir algo juntos, gosto da ideia de cuidado, gosto da ideia sentimento. Mas não lido bem como os papéis pré estabelecidos. Sei que muita coisa mudou, mas ainda vejo um papel muito específico a ser desempenhado pela mulher que não me agrada. Ainda vejo que o cara tem sua vida e tem um relacionamento, enquanto a mulher faz do seu relacionamento a sua vida. "Ah, mas é só você não cair nessa". Sim, e achar alguém que tope né?! Porque no fundo, os caras ainda esperam esta exclusividade e não lidam bem quando a coisa não é assim. 
Este é o ponto que tornou casar ou não casar irrelevante pra mim. Meus sonhos, minhas realizações, têm mais importância pra mim que qualquer relacionamento. Se no percurso surge um relacionamento, ok, vivo isso. Mas se ele passa, passa. O mais importante é o que fica, e sou eu e meus sonhos que ficamos.
Imagino a quantidade de garotas que torna o casamento sua realização maior. Não casar as fariam se sentir fracassadas e é assim que devem enxergar a mulherada como eu, solteira pós 30. Imagino a incredulidade ao ouvir que não, não me sinto fracassada por isso e estou bem assim. Nem preciso imaginar muito porque já dei de cara com isso várias vezes na vida. 
O casamento pode estar mudando em termos práticos, mas a visão sobre ele é mesma da época da minha vó. Por isso é impossível aceitar que uma mulher solteira possa se sentir completa e feliz. Para alguns é difícil aceitar que ela possa se sentir mulher. Desculpe decepcioná-los. Sou mulher, solteira, com mais de 30, feliz e muito preocupada em como vou realizar meu sonho de continuar dançando, escrever meus livros e conhecer o mundo inteiro. Se alguém quiser casar comigo, me segue aí. Porque como os homens, eu tenho a minha vida primeiro, o relacionamento é só uma coisa a mais. 

4 comentários:

  1. Minha reação é a mesma ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Nós solteiras com mais de 30 fracassadas?!? E o que pensar das casadas com “inveja boa” da vida das solteiras que realizam seus sonhos?? Mesmo as mais modernas das minhas amigas não perdiam a oportunidade de pregar a sua causa - o casamento mais feliz do mundo e que lhes completava! Por outro lado, estes momentos não deixavam de ser cômicos, pois parece que a pessoa se esquece de todas as reclamações e confidências que me fez e aí num belo dia resolve me crucificar porque abri mão de um relacionamento de 2 anos pra viver um sonho – trabalhar por 1 ano na Alemanha. Heloooo... não foi dela que ouvi que tinha uma "inveja boa" de mim por eu estar vivendo meu sonho: morar na Europa e viajar muuiiiito. Pra mim, quem tem inveja (mesmo que boa, se é que existe esta modalidade) não está feliz com o que tem pra si!! Cada um é responsável por suas escolhas. Sofri muito por conta do meu ex-parceiro não entender meu sonho e romper com o relacionamento – mas não me arrependo em nada da minha escolha. Realizar um sonho não tem preço....e se aparecer uma conta, eu pago! Só que eu também não saio minando os casamentos das minhas colegas; só acho que este modelo tradicional não é legal pra mim e pronto. Até elogio-as porque vejo muitas vezes todos os esforços, tanta dedicação e abnegação em prol de manter o casamento e a família unida e feliz. Ontem e hoje, isto não me basta e não me faz feliz. Pode ser até que um dia...afinal, pessoas mudam, mas sonhos não! Eles são ou não realizados, mas mudados – acho difícil hein! Tenho muitos outros sonhos, um deles é encontrar um companheiro que me aceite do jeito que sou: sem simpatia pra cuidar de casa ou ter filhos e de levar um casamento tradicional, mas com disposição pra correr atrás de sonhos (os meus, os nossos, os deles), viajar e amar muito. Eu tenho 36, sou solteira e muito feliz com minhas escolhas e sonhos realizados – e rumo ao próximo da lista...rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cf por dividir sua história aqui. Crucificar alguém por fazer escolhas diferentes das nossas é no mínimo insensível! Parabéns pela coragem de escolher realizar seus sonhos, tenho certeza que vai encontrar o cara que está por aí no mundo, procurando uma garota exatamente assim como você! Bjo

      Excluir
  2. ADOREI o comentário acima!
    "Nós solteiras com mais de 30 fracassadas?!? E o que pensar das casadas com “inveja boa” da vida das solteiras que realizam seus sonhos??"
    Exatooo!
    Olha, o que já vi de conhecida postando fotos no facebook querendo dizer que era feliz e depois, olhando pra minha vida e pra de minha outra amiga, se arrependendo pq ou queria estar viajando, ou estudando, ou sem compromisso com nada...

    Enfim, eu não tenho NADA contra quem casa. Cada um com as suas escolhas, de fato. Eu até hoje não casei. Tô perto dos 30, mas acho que está bom assim. Já tive oportunidade de me casar antes, mas não me arrependo... teria sido uma grande burrada.

    Para o futuro, se quero casar, sim. Não sei se de 'papel passado' mas quero ter a experiência de dividir a vida com outra pessoa. Eu quero saber como é. Se der certo, ótimo, se não der, pelo menos não haverão posteriores dúvidas.

    E só concluindo que: quem associa a solterice ao fracasso deve ter uma mente beeeem pequena, hein, gente. Desculpa, mas isso é mais do que ultrapassado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei o comentário! Corajosa!

      Eu lido mais com gente dizendo que um dia eu vou ser feliz igual a elas (casadas, com filhos) e eu sempre respondo "não vou" hahahaha aí o povo fica me achando a recalcada sem esperanças né!? Só falta entenderem que não serei feliz como elas porque sou feliz como sou.

      Olha, mentinha é o que mais tem nesse mundo viu...

      Bjo

      Excluir