Pesquisar este blog

15.12.12

As Aventuras do Sr. Pickwick


"Parece, portanto, que o povo de Eatanswill, à semelhança do povo de muitas outras localidadezinhas, considerava-se importantíssimo, e que todo o habitante de Eatanswill, cônscio da força do próprio exemplo, se julgava obrigado a pertencer, de corpo e alma, a um dos grandes partidos que dividiam a cidade - o dos Azuis e o dos Amarelos. Ora, os Azuis não perdiam ensejo de fazer oposição aos Amarelos, e os Amarelos não perdiam ensejo de fazer oposição aos Azuis; e a consequência era que, toda vez em que se encontravam Azuis e Amarelos numa reunião pública, na Casa da Câmara, na feira ou no mercado, surgiam disputas e palavrões entre eles. Com essas dimensões, fora quase supérfluo dizer que tudo, em Eatanswill, se convertia numa questão partidária. Se os Amarelos propunham que se retalhasse a praça do mercado, os Azuis organizavam assembleias públicas em que atacavam a proposta; se os Azuis propunham a ereção de mais uma bomba na rua principal, levantavam-se os Amarelos como um só homem e pasmavam de tamanha enormidade. Havia lojas Azuis e lojas Amarelas, estalagens Azuis e estalagens Amarelas; na própria igreja havia uma nave Azul e uma nave Amarela. 
Era, sem dúvida, essencial e indepensavelmente necessário que cada um desses poderosos partidos escolhesse o seu órgão e representante: e, por consequência, havia na cidade dois jornais - a Gazeta de Eatanswill e o Independente de Eatanswill; o primeiro advogava os princípios Azuis e o segundo obedecia a uma orientação decididamente Amarela..." (Charles Dickens)

Um comentário:

  1. Ahhhh, então apareceram os verdes... eles eram um pouco de cada um. Porém os verdes conseguiram somar o pior do azul e o pior do amarelo. Na junção, convenceram a população que eram diferente, muito melhores. As pessoas decidiram seguir os verdes e, com a perda de poder alguns azuis e alguns amarelos, aqueles que não eram assim tão ligados as convicções das cores e sim ligados ao poder, foram pra lá também. No final, os verdes foi mais do mesmo e as pessoas começaram a sentir saudade de quando havia princípios. Sem lembrar todo o mal que o azul e o amarelo faziam.

    Ninguém pensou em fazer algo diferente, algo melhor...

    ResponderExcluir