Pesquisar este blog

22.9.12

Ah a praia!


Até eu já estou cansada de me ouvir falar de Jericoacoara-CE. Desde que voltei esse é meu maior assunto. Mas como férias só rola uma vez por ano, tenho direito!
Sempre que viajo, meu olhar fica atento a tudo que posso aprender com os cenários, os ambientes e a arquitetura de cada lugar. Com Jeri não foi diferente, mas confesso que a natureza é quem comanda o espetáculo e de forma tão suntuosa que o resto não tem tanta importância. 
A vila está dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, isso já determina muita coisa. As ruas são naturais, de areia. Sim, todas as ruas são de areia porque o local é inteiro assim. Onde não é vila, é duna ou praia. Tudo areia. 
A arquitetura segue aquela carinha de praia: linhas retas, com muitos elementos naturais, principalmente madeira e palha, muita luz e ventilação. Há casas e pousadas com ar mais sofisticado e outras mais simples, mas em geral todas apresentam estes elementos. 
A iluminação é toda subterrânea, não há postes e fios estragando as paisagens. Não há iluminação nas ruas, a noite ela fica por conta dos bares e restaurantes, o que dá um ar intimista delicioso. Quase todos os estabelecimentos ainda reforçam isso com o uso de velas nas mesas. 


O design e a decoração são mais trabalhados. O local, o artesanato, é repaginado e fica tudo muito contemporâneo. 
Uma das coisas que mais me chamou atenção foram as luminárias, lustres e pendentes feitos de escamas de peixes, flores artesanais e até gaiolas. Pranchas de surf, mosaicos e móbiles são elementos que vi em vários locais. Tudo muito criativo.
Essa foi uma das viagens que mais gastei com lembrancinhas! Há várias lojas que vendem peças de artistas locais, todas assinadas e originais. Um deleite para quem gosta de trazer peças de viagens e manter o estilo da casa.




Este gatinho de papel mâchè foi feito por Bruno Dalto. Adorei isso de eles valorizarem os artistas e venderem peças assinadas. Comprei na Jeriarte, onde pode-se achar trabalhos de vários artistas locais.





É de lá também este jogo de mesa e cadeira de brinquedos, feitos de lata. São super delicados, fininhos. Vou mandar enquadrar e colocar na minha sala de jantar. Haviam várias peças destes brinquedos, fiquei encantada.

Portanto, quem gosta de praia, areia, sol, vento, baladinhas intimistas, de valorizar a cultura local e tem espírito de aventura, vai amar Jeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário