Pesquisar este blog

8.1.12

O que o Feng Shui nos diz para o Ano Novo



Para a filosofia do Feng Shui o novo ano ainda não começou. No calendário chinês, estamos no ano 4710. Mas a milenar cultura se traduz para o ocidente e o período de regência do Feng Shui para o ano de 2012, vai de 04 de fevereiro de 2012 até 04 de fevereiro de 2013. Isso significa que é neste período que as energias fecharão o cliclo e iniciaram um novo, mudando suas tendências e forças. 
A influência do ano está sob o signo do Dragão. Há uma citação chinesa que explica esta força - "As águas provenientes dos oceanos ou dos rios que são alegres e movimentadas vão ao encontro com uma terra úmida". É a síntese de um ano movimentado, agitado, de percorrer o caminho, o curso. A ideia de que haverá muito movimento, mas pouco rendimento. É indicado para auxiliar o equilíbrio destas forças, a aplicação de um sino dos ventos metálico no ponto Norte (N) das casas. 
Há ainda outras possibilidades para limpar a casa do ano de 2011 e prepará-la para 2012. Aliando as previsões e indicações chinesas ao nosso jeito ocidental de começar um ano, podemos mudar o foco e dar realmente novos ares a este novo ciclo. 


1. Papéis: contas, extratos, notas fiscais, recibos, documentos. Depois de um ano uma boa limpeza é comumente feita nesses papéis. Fisicamente isso significa limpeza e organização. Pensando no Chi, é a possibilidade de renovação. Nem tudo deve ou precisa ser guardado e amontoado em caixas, pastas e gavetas. Especialistas indicam - notas fiscais e recibos devem ser guardados por dois anos observando-se o tempo de garantia do produto. Em caso de bens que você possa precisar comprovar a propriedade em caso de mudança ou viagem, guarde indeterminadamente. Os extratos bancários também devem ser guardados por dois anos. Já recibos e contas pagas de serviços (água, energia, telefonia, internet, etc), boletos bancários e faturas de cartões de crédito, devem ser guardadas por cinco anos. No entanto, a lei obriga as empresas a fornecerem uma declaração de quitação anual dos débitos e aí você pode substituir 12 papéis por apenas 1. Algumas empresas automaticamente enviam a declaração, outras esperam a solicitação do cliente;

2. Roupas e pertences pessoais: calma, por mais que seja delicioso renovar o armário, o começo do ano não é uma boa época para gastos. No entanto é preciso abrir espaço para o novo, guardar os presentes e remexer tudo. O processo de arrumar algo físico, mas tão pessoal, faz com que nossa mente entre na mesma sintonia. Junto com aquela blusa que você nunca usou, vão embora mágoas e sentimentos que já não servem mais. 

3. Decoração:  Além da dica do sino dos ventos, é hora de dar uma cara nova a casa. Não é necessário sair comprando móveis ou objetos. Mas mude algo que seja significativo e ilumine a casa. Se não pode comprar nada novo, troque o lençol e comece o ano com aquele que você mais gosta. Mude um móvel de lugar, ou o jeito de guardar as coisas na estante. Uma planta, uma flor, para aquele canto perdido que tanto te incomoda. 

4. Feng Shui: Esta é uma dica para quem já fez a aplicação da técnica. Com o passar do tempo, parece que a força inicial que sentimos após a aplicação, vai se perdendo. É hora de olhar para a casa como se fosse um estranho. Vá em cada ambiente com o mapa na mão e sinta-o, analise-o e anote as mudanças que acha necessário. Assim, você estará movimentando o Chi e reativando as áreas. 

Mudar de ano é só o fechamento de um ciclo para o início de outro. Nada melhor do que usar conscientemente tudo que sabemos para que o novo ciclo nos traga o que buscamos. Seja isso, o que for. 

Um comentário:

  1. Muito bom, vou doar umas coisas que eu nao uso tanto. E quando tiver graal vou te contrario para uma consultoria.

    ResponderExcluir