Pesquisar este blog

7.4.09

OCAS



Neste fim de semana comprei pela primeira vez a revista OCAS. Já tinham me oferecido ela em outros eventos, melhor dizendo filas de eventos culturais, mas eu estava sempre com o dinheiro contadinho. Dessa vez consegui enfim comprar e conhecer a revista. '
Trata-se de uma publicação escrita, feita e voltada por e para moradores de rua em São Paulo. Uma iniciativa de uma ong que leva o mesmo nome, sigla para Organização Civil de Ação Social. Um projeto muito corajoso que transforma moradores de ruas em escritores, jornalistas e vendedores, dando-lhes novas perspectivas através da valorização de sua história.
Achei inovador um projeto que valoriza o morador de rua, ao invés de se preocupar em tirá-lo da rua com um pensamento de que esta é uma história que ficará no passado, um passado a se negar.
A revista é boa, me deu um banho de sensibilidade social que eu já estava quase perdendo pela distância que estou dos movimentos. Gostei muito do relato "Preferi a rua ao hotel", de um morador que vai pro Rio atrás de trabalho no carnaval e resolve experimentar o projeto de hotéis para moradores de rua. Críticas e elogios usados na hora certa, análise social simples e eficaz.
Melhor, custa só R$ 3,00 dos quais dois (você já é avisado na capa) vão para o vendedor, morador de rua trabalhando.

Um comentário:

  1. Mica, conheço o trabalho deles há um tempão e nunca tive coragem de comprar, falta de iniciativa mesmo! Lendo seu post, fiquei com vontade de ler!!! Bjokas

    ResponderExcluir