Pesquisar este blog

29.12.09

Aos clientes, leitores, amigos, parceiros e afins


Esta foi a lembrança de fim de ano que entreguei aos clientes. Aqui resolvi postá-la junto com o desejo de que todos vocês que me acompanham e apoiam meu trabalho, recebam este carinho. Dentro do cartão estava escrito: "Um brilho para sua casa receber 2010 com muito design." E é isso que desejo a todos vocês: brilho, beleza e bem estar no dia-a-dia de 2010. Que seja um ano onde possamos continuar juntos, com muito trabalho, dinheiro e sucesso! Beijinhos

21.12.09

30 Rock: reta final


Fim de ano mexe comigo. Sempre achei que fosse normal isso e que mexesse com todo mundo, mas esta semana descobri no trampo uma pessoa que nem liga:
- Não mesmo? E ela respondeu: - Não.

- Você não fica repensando o que foi este ano e o que quer pro próximo?

- Não.

- Não faz lista de sonhos e objetivos pro próximo ano?

- Não.

- Não canta a musiquinha da Plebe Rude "no ano que vem, dessa vez eu sei, será diferente..."?

- Não, nunca ouvi essa música.

Eu eu pensei: Nossa ela consegue! Será que é bom? Por que eu não consigo. Há 32 anos revejo o úlitmo ano, repenso o que gostei e o que não gostei, o que consegui, o que preferia que não tivesse acontecido. Há 32 anos planejo o próximo. E como boa virginiana faço a lista no dia 1 de janeiro da nova agenda e vou colocando os oks do lado cada vez que consigo uma daquelas coisinhas. Tanto que não vejo graça nessa história de fazer listas antes de morrer quando se descobre que vai morrer, faço isso todo ano. Faltam uns dias e eu já estou com a agenda comprada e pensando "o que eu quero pra mim agora?".
Vantagem ou desvantagem neste ano não me sinto coerente. Antes eu repetia o que não tinha conseguido pra nova lista. Desta vez estou pouco me ferrando pro que não aconteceu. Só consigo pensar que quero viajar. Acho que por isso vou manter um curso de idioma (que ainda estou em dúvida de qual) na lista. Continuo querendo um carro, mas abro mão se for pra viajar mais longe ou por mais tempo ou pra mais lugares. Acho que vou aumentar de um para dois ou três lugares diferentes pra se conhecer ao ano.
Com certeza o que eu quero mesmo é que este ano acabe. Foi tudo difícil, triste e ruím, com um show (super_rock 12), uma viagem (super_rock 11), alguns novos clientes e mais umas baladinhas de bom. O fim do ano parece que será o que ele tem de melhor pra me oferecer. Tanto que seja como for 2010 "desta vez eu sei, será diferente".
ps: eu não quero fazer outro post pra manter as fotos do show aqui rsrs

3.12.09

Novidades em Corian

A parceria entre a DuPont Corian e o designer Wagner Archela, rendeu uma coleção de móveis que enfim conseguiu unir tecnologia, contemporaneidade e características brasileiras. Toda feita em Corian, a coleção Mangue AGOGO está fazendo sucesso e rendendo prêmios ao design brasileiro.
Inspirados na fauna e flora do mangue, os móveis trazem formas sinuosas que remetem ao ambiente natural. Isto só foi possível pela escolha acertada do material, que oferece inúmeras possibilidades sem perder a resistência. Acima a mesa Mangue e abaixo a estante Sururu.
Um dos ítens mais badalados da coleção tem sido a banqueta Mangue, colorida e alegre.
Por último o Chandelier, peça que integrou a mostra Il Design Al Centro, realizada no museu Capitolini de Roma.

30.11.09

Eu e minha casa

Sabe aquela história de ferreiro e espeto de pau? Então, é verdade. Até com designers isso acontece. Desde que mudei pra minha casinha linda já planejei ela inteira, desenhei tudo, pesquisei, tudo, tudo pronto pra quando der pra fazer... E nunca dá! Aí vou adaptando o planejamento e os sonhos a realidade.
Por exemplo minha cozinha linda que merece um buffet dos anos 50 para integrar o estilo vintage do revestimento, mais as prateleiras que planejei mandar fazer. Ainda não achei o buffet dos sonhos no preço possível, então estou adaptando. Um dos problemas era meus potes de mantimentos feios e muito à vista de todos. Resolvi isso visitando um lugar que adoro aqui de Paulínia, o Villarejo da Arte, um ateliê de arte e artesanato que merece um post só delas como até já combinei com a Édina (se forem lá, ela que vai atendê-los). Fui comprar um presente e acabei encomendando novas latas, lindas e com todos os detalhes escolhidos por mim: cor, ilustração e estilo. Ficou perfeito!


Resolveu meu problema de espaço e também deixou a cozinha mais graciosa. Para não ficar over em relação ao revestimento, busquei cores parecidas, como o marrom que tem nas bolinhas. Gostei do resultado visual e da praticidade pra cozinhar.

29.11.09

essa música mudou a minha vida!


Eu nem acredito que acabo de recuperar este álbum! Amo! Amo! Amo! Conheci o Beck com este, que é seu melhor álbum. Estava no segundo ano de faculdade e rompendo com as instituições, aquele processo que quem faz humanas conhece muito bem (ou deveria). Passava os dias enfiada nas repúblicas de amigos ouvindo Beck. Então o cara que tinha o cd sumiu. Beck retornou a minha vida já no final da faculdade com uma amiga que o achou numa promoção na cidade dela, onde acho que ninguém devia saber quem era Beck e por isso o cd estava lá jogado - numa época em que já estava esgotado. Mas não sei porque eu não copiei e o cd, junto com minha amiga, se mudou pra Brasília. Hoje, gastando o tempo pra chegar o sono simplesmente achei ele na net! Ah a net. Engraçado ele aparecer num momento em que estou questionando outras instituições. Minha preferida? "Devils Haircut", "The New Pollution", "Minus" e "Ramshackle".

nany


Simplesmente por que o que é bonito tem que ser compartilhado!


E por que eu amo minha gata!

16.11.09

30 Rock: só mais um


Outro dia estava ouvindo uma amiga desabafar sua última conversa com o namorado. No fim eles tiveram um diálogo que mexeu muito comigo: "Que pena, eu esperava que fosse diferente" ao que ele respondeu "Porque? Foi igual?". É isso, pensei, foi igual.
Minha terapeuta me explicou certa vez que o que a terapia faz é nos ensinar a nomear o que sentimos. Depois de sabermos o que é, se torna possível resolver. Então eu, me debatendo com o fim daquele namoro lá que já falei pra vocês aqui, de uma conversa simples, retiro o nome do que estou sentindo: decepção.
Foi isso que aconteceu: eu achei que ia ser diferente e foi igual, como todos os outros, só mais um. E dói sentir que foi só mais um. Porque eu queria algo pra olhar pra trás e me orgulhar, algo que eu pudesse sentir que foi legal, que valeu a pena. Mas olho e penso: é, foi só mais um.
Tudo bem, a vida continua, virão outros ou algo assim. Eu sei. Mas é um saco se envolver pra no final pensar: é, foi só mais um.
Não sei como isso é pra outras mulheres, nem se tem haver com os 30 ou se é algo do meu mapa astral. Pra minha amiga foi ruim mas acabou tudo bem: o namorado ao perceber que seria só mais um, decidiu mudar as atitudes e investir mais neles. Que bom! Como eu, ela já passou muito por isso e quer outra coisa, algo que seja diferente.

12.11.09

Apagão com design

Como contei pra vocês, refiz o Feng Shui daqui de casa. Uma das coisas foi enfim comprar as velas para os castiçais que coloquei na parede há meses. Esta é a minha área do sucesso e para ativá-la trabalhei com a cor vermelha e o elemento fogo. Acontece que não achava as velas vermelhas triangulares que queria, já que esta é a forma desta área.
Acabei achando sem querer. Fui ajudar minha irmã a comprar um presente de aniversário para uma amiga, entramos numa lojinha de bairro, daquelas que você não dá nada, e as velas estavam por toda parte, exatamente como eu imaginava.
Colocadas no lugar há algumas semanas, estava só faltando as fotos para mostrá-las pra vocês e de repente: o apagão. Acendi minhas velinhas toda feliz e vi que o resultado foi lindo. Então corri tirar as fotos, até porquê sem energia temos que inventar o que fazer!


Esta eu tirei com flash pra vocês terem uma ideia do ambiente. Embaixo, sem flash mostra o visual que as velas dão quando acesas.


E a próxima, bem de pertinho, pra mostrar o formato.

10.11.09

Para buscar inspiração


Festival Planeta Terra 2009: o melhor show da minha vida! Até agora. Fiquei impressionada com a organização, a qualidade e o público. Não vi uma briga, o chão estava sempre limpo, as pessoas andavam sorrindo. As atrações foram muito bem escolhidas. O Playcenter deu um super visual aos shows. Assisti Máximo Park que não conheci e curti, Copacabana Club que não conheci e curti mais ainda, Primal Scream que foi quando comecei a dançar, Sonic Youth simplesmente incrível, The Ting Tings que não conhecia e amei, Iggy Pop simplesmente sinônimo de rock e então não tinha mais pernas ou pés. Ainda vi sentadinha um pouco do N.A.S.A que achei médio.
Melhor ainda foi o espírito rock: vaias tiraram uma entrevista do Fresno do telão para o Sonic entrar destruíndo! E o mestre Iggy mostrou como se faz rock de verdade chamando a galera pro palco - havia mais ou menos uns 50 lá em cima. Nunca vou esquecer!

super_rock 12

Planeta Terra 2009: eu estava lá! E tudo estava surpreendente!



Primal Scream




Sonic Youth: Incrível!


The Ting Tings: para dançar sorrindo!


E Iggy: rock'n roll!

Sem contar a vaia ensurdecedora que tomou conta do Playcenter quando colocaram uma entrevista com o Fresno no telão... Foi muito rock, deu duas perguntas o telão escureceu e o Sonic entrou destruíndo! Melhor impossível!

24.10.09

*poema sem título*

Fotos limpas nesta manhã de sol
Você e eu rindo
Correndo nestes dias fáceis
Você me deixando louca e eu seguindo

Fique amor, fique mais um pouco
Fique até o dia nascer de novo
Todos têm um dia assim
Nós podemos aproveitar mais uma vez

Que bom que há uma nova música tocando
Posso ouvir também o seu coração
Vamos acordar sorrindo, menino
Vamos continuar curtindo

10.10.09

Feng shui


Estou num momento super feng shui. Em uma semana fechei duas consultorias, finalizei uma hoje e há previsão de mais uma! É uma delícia quando as coisas fluem tão bem assim. Melhor ainda saber que há um reconhecimento que levou a isso: foi pela indicação de uma cliente que consegui as outras.
Fiquei tão empolgada que vou refazer o mapa daqui de casa. Andei analisando e com o tempo tem umas coisas que saíram do lugar. Está na hora de reorganizar tudo!

essa música mudou a minha vida!



Terminar namoro é sempre complicado. Há um tempinho terminei um namoro até que longo e um grande desespero foi não ter o que ouvir. Tudo me lembrava o ex: ele adorava música e perdi o número de quantas cantou, mandou ou dedicou pra mim. Estávamos sempre ouvindo música juntos e de repente me vi sem namorado mas com uma longa trilha sonora que me fazia sentir vendo filme repetido.
Foi nesse momento que surgiu Roisín Murphy! Já tinha este álbum "Overpowered" há tempos, mas nunca ouvia. Na caça por alugma música que não tivesse nenhuma ligação com o passado e que me desse novos ares, achei o cd, toquei e me apaixonei! Não tem uma música que eu não goste, uma que eu pule, uma que eu não cante. Chego a me perguntar como foi que eu nunca gastei com este cd antes? Coisas que só um namoro faz por você: fecha os olhos pra algumas coisas boas e que valem a pena. O bom é que agora esta é a minha trilha sonora: alegre e moderninha.

28.9.09

Design de objetos: conjunto de escritório Mizi



Estes são o porta lápis e a lixeira do jogo de escritório "Mizi". Fiz sob encomenda, a cliente queria algo neutro e fazia questão dos kanjis. Como o escritório dela é todo em marfim e branco, escolhi o marrom e o dourado para completar a paleta de cores. O marrom foi aprovado de cara, mas ela ficou muito desconfiada do dourado. Arrisquei perder a peça e fiz, pois tinha certeza do resultado. O dourado complementa estas cores sem grandes contrastes, mas seu brilho tira a monotonia do tom sobre tom. Além disso, é muito empregado na cultura japonesa. Ao ver o resultado a cliente se surpreendeu e adorou.



Aqui o porta lápis cumprindo sua função já na mesa do escritório. A parte interna foi betumada, os kanjis são em massa alto-relevo.

20.9.09

Grandes paixões: Wassily Kandinsky

A primeira vez que ouvi falar de Kandinsky e vi um quadro seu foi num filme. Do filme mesmo não me lembro nada além de que havia uma personagem que gostava de Kandisnky, tinha uma pintura muito famosa dele e tem todo um rolo em torno dela e do quadro. Mas o quadro eu nunca esqueci, nem o nome do pintor.
Fiquei impressionada por ser algo tão diferente de tudo que estava acostumada a ver e corri procurar mais obras pra ver se seguiam a mesma linha ou se aquele do filme era um caso isolado. Na época eu nem sonhava em trabalhar com design, era só por gosto estético mesmo. Acabei achando o quadro do filme, este aqui, Tranverse line, de 1923.


Depois fui procurando e descobrindo mais sobre Kandinsky. Pintor russo nascido em Moscou, considerado o introdutor do abstraccionismo nas artes visuais. Participou, foi professor e fundou vários grupos, sociedades e escolas de arte, iniciando seus estudos e produções em 1892. Morou na Alemanha, na Suiça e na França, declara influência na sua obra da música clássica e da Teosofia. Mas o que mais me atrai é o período em que fez parte da Bauhaus onde lecionou até 1933. Adoro quase tudo que vem da Bauhaus, super vanguardistas me servem de inspiração.
Anos depois, já no curso de design, descobrir mais sobre a Bauhaus e Kandinsky foi um prazer dobrado. Outra obra que gosto: Black and Violet.

19.9.09

30 Rock: tem coisas que não mudam


Apesar de os 30 anos trazer uma revolução biológica, cultural, sexual e psicológica à nossas vidas, tem coisas que nunca mudam.
Estou há algumas semanas morrendo de vontade de dançar até estragar o corpo e me lembro que sempre fiz isso, desde que comecei a descobrir o que é sair com os amigos. Tem quem só saia pra catar. Tenho meus dias de catadora também, sempre tive. Mas os dias de me estragar são muito mais fortes e recorrentes.
Lembro que quando algo me impedia de sair (grana ou castigo), eu ligava o som e dançava sozinha que nem louca, em frente o espelho, até cair de sono. Continuo fazendo isso. A única diferença é que quando adolescente achava que eu era única que fazia isso, logo eu devia ter problemas. Hoje sei que todo mundo faz ou já fez isso um dia, logo sou até normal demais.
O bom de lembrar disso é a possibilidade de manter vivo o espírito. Como dizia uma amiga "Vou ouvir Ramones até com 70 anos, pra me manter adolescente". Então, agora, vou aumentar o som!

13.9.09

Cenografia de eventos: Festa de aniversário da Gabi

Este ano minha sobrinha me pediu uma festa que tivesse tudo em roxo e lilás. Ela sempre escolhe um tema do personagem do momento, mas dessa vez disse não ter nenhuma outra ideia. Eu adorei, pois gosto mais de festas com temas mais livres do que personagens pops. Minha irmã já avisou logo: Não exagera que eu não vou gastar muito. Mães e clientes sempre dizem isso rs.




Então procurei encher tudo com as cores que ela escolheu de um jeito que ficasse feminino e alegre como a Gabi é. Foram laços, fitas e doces para tudo ficar do agrado dela, que acompanhou cada passo: quis fazer as compras junto, dava opiniões e ideias, ajudou na hora da montagem e sempre dizia se gostou do resultado. Ela tem tanto jeito pra coisa que logo poderei trazê-la pra trabalhar comigo, daqui uns anos (ela acabou de fazer 9! rsrs).



O bolo só veio pra mesa na hora do parabéns porque estava calor e ele era gelado. Então preenchemos os espaços com docinhos que depois foram re-arrumados para dar lugar ao bolo.


As tacinhas com confete iam ficar inicialmente numa mesa para as crianças ao lado da cama elástica, mas a chuva diminuiu nosso espaço e elas foram para a mesa principal também. Havia ainda duas mesas de salgados, decoradas com as mesmas fitas e laços. Minha sobrinha e minha irmã adoraram o resultado, receberam vários elogios e depois me transmitiram todos.

texto 8

eu só sei mudar.

9.9.09

despedida


Eu deixo você ir
Pelos beijos que faziam minhas pernas tremerem
Eu deixo você ir
Por todas as traições
Eu deixo você ir
Por todas as músicas que cantou pra mim
Eu deixo você ir
Por todas as ausências
Eu deixo você ir
Pelas belas viagens
Eu deixo você ir
Pela mania de me criticar
Eu deixo você ir
Pelos telefonemas no fim do dia
Eu deixo você ir
Pelas promessas e planos desfeitos
Eu deixo você ir
Pelas crises de risada sem motivo
Eu deixo você ir
Pelos jogos de futebol
Eu deixo você ir
Pela má vontade com as coisas que eu gosto
Eu deixo você ir
Por ter me feito uma pessoa mais feliz
Eu deixo você ir
Por ter me deixado tão triste
Eu deixo você ir
Porque tudo já foi longe demais
Eu deixo você ir
Porque sou eu quem agora precisa partir

8.9.09

Projeto residencial: Casa do Gilberto e da Tatiane


Mais fotinhos pra vocês da casa no Condomínio Jardim Fontanário, aqui em Paulínia. Esta é a frente. Neste dia eles estavam cobrindo a garagem e esta semana começa a colocação de pisos e revestimentos. Agora sim, com cara de casa de verdade.

E aqui uma fotinho do fundo.

3.9.09

Viagem de designer

Designer quando viaja pode parecer um tanto estranho. Não é privilégio meu, saímos tirando fotos de tudo, porque tudo vira referência. Quem tem vergonha é melhor nem viajar junto ou paga mico mesmo. Minha viagem para Ilhéus não foi diferente. Aqui uma seleção pra vocês das melhores referências.
1. Igreja de São Sebastião


2. Casa de Jorge Amado:
O pai de Jorge Amado construiu o palacete com dinheiro que ele ganhou na loteria. Enfim eu quase conheci alguém que ganhou na loteria. E ele não economizou nem um pouco, fez questão de que o palacete fosse um dos mais bonitos de Ilhéus.
Aqui os azulejos que fazem o acabamento da pintura no corredor de entrada, as imagens são em auto relevo e foram trazidos da Inglaterra.
O chão de uma das salas, todo em jacarandá.
O teto da sala de jantar.

Olha essa escada! Ela leva ao sótão e está fechada porque pode cair com peso. Mas também só crianças conseguem passar pela pequena abertura no teto.

3. Bataclan - antigo bordel da cidade que hoje virou bar e restaurante, com uma lojinha anexa (foto que eu já postei aqui):
A fachada é a original restaurada, mas as janelas de madeira estavam podres e foram trocadas pelo vidro.
Todas as paredes internas são feitas com estas pedras, que ao vivo parecem ouro. As vigas de madeira do teto também são originais.

1.9.09

30 Rock: 32 Rock


Cheguei aos 32 e como disse a um amigo, não dói mais que 31. Lembro que quando fiz 29 me desesperei com a ideia de que estava chegando aos 30. Fiquei tão encanada com isso que meses antes de fazer aniversário eu já dizia que tinha 30. Tanto que quando fiz 30 mesmo nem pesou, eu já tinha sentido este peso um ano inteiro antes. Mas aí veio o 31... e esse doeu. Não dá pra explicar, mas 31 fez parecer caso perdido. 32 então só veio, agora sei que será calmaria ao menos até os 39... Por isso preciso aproveitar muito cada aninho dos meus 30 anos.
Esta é outra ambiguidade dos 30: se estamos mais calmas por maturidade, também estamos mais ligadas em curtir muito cada momento porque sabemos que o tempo passa e não volta. Sabemos disso mais do que nunca. Percebemos isso na pele e no corpo que já demonstram mais que 20. Percebemos isso cada vez que olhamos pra trás e vemos quantas coisas já fizemos, quantos empregos, quantas pessoas já passaram. Rola uma total segurança de que é assim mesmo, o tempo passa, o tempo, as coisas, os momentos, as pessoas. Algo estranhamento triste e libertador.
Pra que eu não esqueça disso cheguei aos 32 em plena fase de transição: mudança de emprego. Não sei ainda pra onde vou, o que virá. Sei que começarei outra fase em breve e mais uma está ficando pra trás. Foi uma ótima fase por sinal e espero que a próxima seja melhor ainda. Depois eu conto pra vocês.