Eu adoro rituais. Acho que eles dão glamour às coisas simples. É como passar um gloss naquilo que é comum, tornando-o muito mais. Tenho vários destes rituais, alguns aprendidos, outros criados, todos usados propositalmente para dar mais leveza e beleza ao dia a dia.
Café é bom e não precisa de nada mais para ser degustado, certo? Sim, no café da manhã do dia a dia sim. Mas o café pode ficar muito especial. Adoro descobrir quais são os melhores, como os baristas escolhem, a medida certa de água e de pó para o melhor sabor, o buquê, a textura. Ano passado ganhei de um casal de amigos um pacote de café colombiano. Os cafés colombianos são considerados os melhores cafés suaves do mundo. Com o presente veio a indicação "para seus momentos especiais". Eu não espero as coisas acontecerem, minha vida é agora. Então, no café do dia seguinte eu já usei o presente. Na mesma semana fiz para receber minha irmã que também ama café. Depois foi a vez de um café da tarde com a mãe. E hoje também. Porque hoje? Porque fiquei com vontade! E se o café é especial, meu dia começou especial. Isso traz uma sensação de bem estar deliciosa. Fiz o café, para comer com queijo branco e coloquei minha gérbera vermelha que está toda florida na mesa, para enfeitar. Não tinha ninguém, foi tudo pra mim.
Tem noites, principalmente de sábado, que me dá uma tristezinha de não ter grana para sair ou de estar sozinha em casa. Nem sempre é possível achar um amigo "vou te tirar dessa" e resolver a situação. Então, dou um jeito fazendo um jantarzinho especial e abrindo um vinho. Aliás só o vinho já dá todo o glamour que a solidão apaga. Uma taça de vinho na mão numa noite de sábado, me faz escrever e ter mil ideias. Pintar e criar minhas caixas de madeira também combina com vinho e com música. O ritual do vinho tem muito glamour. Existe o jeito certo de beber, de servir, o acompanhamento ideal, a água para limpar o paladar e mil coisas que eu nem sei, mas adoro saber. A Wicca também usa o vinho em seus rituais. Não tenho religião e já li sobre muitas, gosto de algumas ideias de várias. Na Wicca gosto da ideia de que a divindade é interna, gosto de que o processo religioso é individual e não existem escalas evolutivas, gosto da ideia de que a natureza pode ser usada como elemento de transformação interna. O vinho é usado como acompanhamento nos rituais de culinária. Cozinhar bebendo vinho é mesmo uma delícia.
Tenho também um ritual do banho. Música clássica, velas, óleo de banho. Só saio quando estou enrugada e com fome. É uma delícia. Ideal para curar as dores na estima. Volto a me sentir bonita, desejável, mulher. A semana passa de um jeito, que mal tenho tempo de olhar no espelho. Banho de manhã super corrido para ir trabalhar. Roupas de trabalhar. Tudo tão no esquema que nem preciso olhar no espelho para saber como está o cabelo, é só passar o creme do mesmo jeito de sempre e sair. Então, tirar um dia para tomar um banho sem pressa e dedicando cada minuto a cuidar de mim e do meu corpo, é fundamental.
Algumas pessoas podem ler e pensar "não preciso de nada disso". É verdade. Muita gente consegue racionalizar tudo e não necessita de firulas para enfrentar a vida. Inclusive eu. O que eu preciso é de prazer. É justamente abandonar a racionalidade por um tempo e desfrutar a vida, a beleza, os sabores, os momentos. Então cultivo meus rituais de prazer e renovação, deixo razão para quando preciso dela.