Pesquisar este blog

17.4.10

Ainda atualizando o tempo perdido


Como dito antes, tenho muito o que contar do tempo que fiquei sumida. Hoje vou falar da minha viagem de carnaval. Como eu não ligo pra carnaval (há apenas três carnavais que quero conferir - escolas de samba do Rio, bonecos e frevo em Olinda e os bailes de máscara em Veneza, só!), aproveitei para visitar uma amiga em Brasília. Foi uma tranquila e revigorante viagem de carnaval.
Não nos víamos há anos. Quando se mudou para Brasília ela me mandou algumas fotos de seu apartamento pedindo umas dicas de decoração. Na época eu estava terminando o curso do SENAC. Uma das coisas que ela queria era colocar quadros com fotos ou ilustrações de NY, onde morou alguns anos e lugar pelo qual é completamente apaixonada. Dei a ideia de usar imagens iguais mas em duas tonalidades diferentes e fortes, combinando com o sofá. Minha amiga Giane é super sofisticada e urbana, sabia que algo assim a agradaria.
Ela então começou a travar uma verdadeira caçada atrás de algo que gostasse e seguisse minha dica. Só foi achá-los em New York mesmo, numa feirinha de artes alternativa que conhece por lá, na sua última viagem de férias. Os quadros são de um artista local, dão a impressão de serem iguais, mas na verdade são uma sequência. Quando cheguei, eles estavam me esperando para enfim ocuparem seu lugar na casa. O lugar eleito foi na parede atrás do sofá, fizemos todas as medições e pronto! Desejo de cliente e amiga realizado!

E como viagem de designer é automaticamente uma busca de referências, aqui, as mais interessantes. Vocês não vão ver fotos dos pontos mais conhecidos da capital federal, pois como era a quarta vez que visitava a cidade, não me preocupei com o que já conheço. Registrei só o que ainda não tinha visto. Este é um edifício com um design impressionante, na parte militar, que eu fiz o favor de não anotar o nome...

No último dia fomos almoçar no Mangai. Nunca vi tanta comida num só lugar! Fica até difícil escolher. A casa oferece pratos nordestinos e por isso sua decoração é num estilo rústico que remete a região. Algumas coisas impressionam, como o tamanho destes pendentes de palha.
Lindos não?! Abaixo, apesar de a excelente fotógrafa ter tremido, dá pra ver o pendente do primeiro salão, feito de espigas de milho. Mesmo material usado na cortina que divide os salões e que, com algum esforço, dá pra ver no fundo da foto.

Sonho de consumo


Quem nunca quis ir ao Coachella põe o mouse aqui!

3.4.10

Temporada de shows 2010


O ano está bomabando de shows pra todo lado, mas pretendo abrir a minha temporada com o Câmera Obscura. Conheci a banda por indicação de um amigo e foi paixão a primeira nota. Por sorte ainda comecei com French Navy, aclamada por muitos como umas das melhores de 2009.
Em outro momento, um amigo indicou o Pitchfork, um site incrível que fez uma lista com as 500 músicas dos anos 2000 e lá estavam outras da banda. É um som muito fácil de gostar, dançante, indie pop e afinadinho. Quem sabe este será o meu primeiro momento super_rock do ano? Aposto que sim!

Meu mais novo projeto


Como prometido, mais um post no blog contando o que tenho feito no tempo que sumi. Este é o projeto de uma residência no Parque da Represa, bairro de chácaras aqui de Paulínia. Foi muito legal fazer este projeto pelos desafios. A casa é compacta e tudo tinha que ser muito bem pensado para caber sem superlotar os ambientes. A cliente pediu que fosse um estilo que remetesse a chácara, com elementos naturais, mas com um toque de contemporaneidade. Ela tem uma filha de 17 anos com um gosto bem original, absurdamente urbano e contemporâneo. Além disso, o orçamento também é compacto, tanto que alguns móveis e aparelhos da casa antiga vão acompanhá-las ao menos nos primeiros anos.
Então, além de criar algo baseado nos desejos de estética e bem-estar das moradoras, eu precisa encaixar isso no que elas vão manter da casa antiga. Foi o caso da sala de estar, onde o sofá, a estante e a TV não vão ser trocadas.
Gostei muito de pegar o projeto na planta, pois até a posição e tamanho das janelas e portas foi pensado conforme a decoração. Para isso trabalhei em parceria com o engenheiro responsável, Paulo Sérgio Alves Souza, e foi uma parceria tão boa que acabou me rendendo uma consultoria na casa que ele está construindo para si em Indaiatuba. O Paulo é engenheiro civil e eletricista, trabalha mais na área industrial, mas às vezes pega projetos residenciais e comerciais. Quem estiver precisando, eu recomendo.
Neste ele se encarregou só da parte civil, a elétrica ficou a cargo de outro engenheiro com quem tenho parceria, Gilberto Hissashi. A vantagem desta parceria é que eu determino onde quero os pontos de luz, tomadas e energia e ele planeja para o menor uso de material possível, além de todos os cáculos necessários para eficiência energética do projeto.
A casa está na fase de execução hidráulica e assim que tiver mais detalhes, fotos e desenhos eu os posto aqui.

1.4.10

eu preciso de mais tempo



Estou em débito com vocês, eu sei. Desde janeiro sem nem um oi no blog, que horrível! Então resolvi aproveitar este feriado lindo e vazio (porque enfim eu não tenho o que fazer) pra atualizar tudo por aqui. Preparem-se! Tem muita coisa.
Pra começar vou me explicar: surgiram muitos trabalhos (eeeee), no meu outro trampo eu estou cumprindo horário dobrado ($$$), fiquei doente duas vezes e quando melhorei foi a vez da Nany, que está aqui in memoriam... é, ela não resistiu.
Tudo isso mais o dia a dia de sempre me fez passar dois meses pensando: "nossa eu preciso atualizar o blog".
As mudanças que quero fazer ficaram no meio do caminho, infelizmente vai precisar de um investimento maior do que eu imaginava e posso fazer agora. Mas é um objetivo e uma hora vocês vão ver isso acontecendo.
Até lá, que o design volte a encher este espaço!